O TAMBOR DE CRIOULA EM FIGURINOS CARNAVALESCOS
Palabras clave:
Tambor de crioula, Figurino, Fantasia, Escola de Samba, Processo de criaçãoResumen
Este artigo tem por objetivo aprofundar o relato das pesquisas artísticas e acadêmicas realizadas durante o processo de criação das visualidades apresentadas no desfile do GRES. Acadêmicos do Engenho da Rainha durante o carnaval de 2022. Naquele ano, desenvolvi para a agremiação o enredo Punga, Crioula!, cuja temática abordava o tambor de crioula inserido no universo cultural e religioso de São Luís do Maranhão. Uma primeira – e breve – versão deste estudo já foi apresentada por mim anteriormente; no entanto, desta feita, apresento um relato mais detalhado e com recorte específico na criação e produção das fantasias das alas. Detalho, aqui, o processo de pesquisas artística de materiais e técnicas de beneficiamento têxtil aplicadas às fantasias de modo a torná-las adequadas à representação do enredo proposto. Apresento, ainda, o roteiro geral do desfile, documento enviado aos julgadores da Liga LIVRES/RJ e que até o momento ainda não foi tornado público, apesar de sua extrema relevância para os desdobramentos visuais das imagens literárias constantes da sinopse do enredo. O projeto contou com a participação colaborativa de alunos da Pós-graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida durante as etapas de criação das fantasias; no processo de produção, também colaboraram estudantes das graduações em Artes Cênicas – Cenografia e em Artes Cênicas – Indumentária da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho realizado comprovou a função significante dos figurinos criados para as alas em um desfile que consagrou a agremiação como campeã do Grupo B do carnaval carioca em 2022.
Citas
ABRANTES, Samuel. Itinerários da Criação: Abismo, dobra e figurino. Rio de Janeiro: Boaz, 2017.
FILIPECKI, Elizabeth. A utilização de pranchas iconográficas na criação de figurinos de época para a teledramaturgia. dObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 143–160, 2017. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/640. Acesso em: 10 ago. 2024.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FERRETTI, Sergio. Mário de Andrade e o Tambor de Crioula do Maranhão. Revista Pós Ciências Sociais, São Luís, v.3, n.5, jan./jul. 2006.
JESUS, Leo; RAMOS, Lúcia Helena. Punga, Crioula! Sinopse de enredo do GRES. Acadêmicos do Engenho da Rainha, 2020. Disponível em <https://sambanaintendente.blog/2020/06/07/academicos-do-engenho-da-rainha-divulgou-seu-enredo-para-2021/>. Acesso em nov., 2024.
JESUS, Leonardo Augusto de. Desdobramentos lítero-visuais da carnavalização do tambor de crioula. In: À.FLOR.DA.PELE: Encontro ANPAP Sudeste de Jovens Pesquisadores 2024. Niterói: PPGCA, 2024. p. 144-156, Disponível em: https://06012811-3ce4-4d8c-b9cf-c419a4f77a26.filesusr.com/ugd/336d24_f630bb17afcb4af7a5a17002906be6a8.pdf.
RAMASSOTE, R (coord.). Os Tambores da Ilha. São Luís: IPHAN, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Colectivo Cine-Fórum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
a. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.