O TAMBOR DE CRIOULA EM FIGURINOS CARNAVALESCOS
Keywords:
Tambor de crioula, Figurino, Fantasia, Escola de Samba, Processo de criaçãoAbstract
Este artigo tem por objetivo aprofundar o relato das pesquisas artísticas e acadêmicas realizadas durante o processo de criação das visualidades apresentadas no desfile do GRES. Acadêmicos do Engenho da Rainha durante o carnaval de 2022. Naquele ano, desenvolvi para a agremiação o enredo Punga, Crioula!, cuja temática abordava o tambor de crioula inserido no universo cultural e religioso de São Luís do Maranhão. Uma primeira – e breve – versão deste estudo já foi apresentada por mim anteriormente; no entanto, desta feita, apresento um relato mais detalhado e com recorte específico na criação e produção das fantasias das alas. Detalho, aqui, o processo de pesquisas artística de materiais e técnicas de beneficiamento têxtil aplicadas às fantasias de modo a torná-las adequadas à representação do enredo proposto. Apresento, ainda, o roteiro geral do desfile, documento enviado aos julgadores da Liga LIVRES/RJ e que até o momento ainda não foi tornado público, apesar de sua extrema relevância para os desdobramentos visuais das imagens literárias constantes da sinopse do enredo. O projeto contou com a participação colaborativa de alunos da Pós-graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida durante as etapas de criação das fantasias; no processo de produção, também colaboraram estudantes das graduações em Artes Cênicas – Cenografia e em Artes Cênicas – Indumentária da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho realizado comprovou a função significante dos figurinos criados para as alas em um desfile que consagrou a agremiação como campeã do Grupo B do carnaval carioca em 2022.
References
ABRANTES, Samuel. Itinerários da Criação: Abismo, dobra e figurino. Rio de Janeiro: Boaz, 2017.
FILIPECKI, Elizabeth. A utilização de pranchas iconográficas na criação de figurinos de época para a teledramaturgia. dObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 143–160, 2017. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/640. Acesso em: 10 ago. 2024.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FERRETTI, Sergio. Mário de Andrade e o Tambor de Crioula do Maranhão. Revista Pós Ciências Sociais, São Luís, v.3, n.5, jan./jul. 2006.
JESUS, Leo; RAMOS, Lúcia Helena. Punga, Crioula! Sinopse de enredo do GRES. Acadêmicos do Engenho da Rainha, 2020. Disponível em <https://sambanaintendente.blog/2020/06/07/academicos-do-engenho-da-rainha-divulgou-seu-enredo-para-2021/>. Acesso em nov., 2024.
JESUS, Leonardo Augusto de. Desdobramentos lítero-visuais da carnavalização do tambor de crioula. In: À.FLOR.DA.PELE: Encontro ANPAP Sudeste de Jovens Pesquisadores 2024. Niterói: PPGCA, 2024. p. 144-156, Disponível em: https://06012811-3ce4-4d8c-b9cf-c419a4f77a26.filesusr.com/ugd/336d24_f630bb17afcb4af7a5a17002906be6a8.pdf.
RAMASSOTE, R (coord.). Os Tambores da Ilha. São Luís: IPHAN, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cine-Forum Collective Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to enter into additional, separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.