UMA PROPOSTA DE REPARAÇÃO HISTÓRICA ATRAVÉS DOS FIGURINOS NA ÓPERA O ENGENHEIRO
Palavras-chave:
Ópera, O Engenheiro, Figurino, Processo de criação, ReparaçãoResumo
Neste artigo, apresentamos um relato do processo de pesquisa artística e científica desenvolvido no Projeto de Extensão Ópera na UFRJ realizado em 2022, em parceria entre diferentes unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro: a Escola de Música, a Escola de Comunicação, a Escola de Belas Artes e o Fórum de Ciência e Cultura. Ao começo das pesquisas realizadas para a ópera O Engenheiro, a equipe de figurinistas – composta por um professor orientador e dois alunos bolsistas – constatou o anacronismo de algumas réplicas dos personagens no texto composto por Tim Rescala. O protagonista da trama era o engenheiro André Rebouças, homem preto que frequentava a Corte Imperial de D. Pedro II e uma das principais vozes contra a escravidão no Brasil do final do século XIX. No entanto, o texto enfatizava a importância da Princesa Isabel no processo abolicionista, em detrimento do próprio André Rebouças e de outras pessoas pretas cujas participações foram historicamente invisibilizadas. Desta forma, foi necessário encontrar uma solução estética para reverter na mise-en-scène a ultrapassada visão monárquica presente na diegese. Foram realizadas pesquisas com diferentes materiais, texturas e cartelas de cores que evidenciassem visualmente os personagens que representavam ex-escravizados de ganho. O trabalho realizado comprovou a função dos figurinos enquanto signos que transmitem informações não verbais e sua capacidade de subverter o anacronismo do texto original ao direcionar a atenção e o olhar dos espectadores para um determinado grupo de personagens. Apresentamos, aqui, um breve relato desse processo e destacamos duas personagens na montagem realizada por estudantes da UFRJ para, através das suas indumentárias, compreender os verdadeiros heróis sociais do Brasil.
Referências
BARMAN, Roderick. Princesa Isabel do Brasil: gênero e poder no século XIX. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
BETTETINI, Gianfranco. Producción significante y puesta em escena. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S.A., 1977.
FILIPECKI, Elizabeth. A utilização de pranchas iconográficas na criação de figurinos de época para a teledramaturgia. dObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 143–160, 2017. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/640. Acesso em: 10 ago. 2024.
HOLANDA, Sergio. Capítulos de história do Império. SP: Companhia das Letras, 2010.
KÖHLER, Carl. A history of costume. Nova York: Dover Publications, 1963.
LAGO, Pedro; CORREA, Bia. Coleção Princesa Isabel, fotografia do século XIX. Rio de Janeiro: Capivara, 2008.
LEVER, James. Costume and fashion: a concise history. Londres: T&H,1995.
MONTELEONE, Joana. Moda, consumo e gênero na Corte de D. Pedro II (Rio de Janeiro 1840-1889). Revista de História, USP, São Paulo, n. 178, p. 1–34, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/137842. Acesso em: 10 ago. 2024.
MONIZ, Heitor. A Corte de D. Pedro II. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1931.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PEREIRA, Batista. Figuras do Império e outros ensaios. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975 (Coleção Brasiliana).
PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres, prisioneiros. São Paulo: Paz e Terra, 1988.
SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
TROTTA, S. M. M.; JESUS, L.A. O figurino enquanto signo – Linguagem e sentidos no vestuário de O Auto da Compadecida. In Aqui Jaz o Último Ato: 3º Cine-Fórum da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Cine-Fórum UEMS, 2021, p. 447-457. Disponível em https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/issue/view/127/51. Acesso 10 ago. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Escola de Música. O Engenheiro: ópera de Tim Rescala, em homenagem a André Rebouças chega aos palcos do Rio e Minas. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://musica.ufrj.br/mais-noticias/o-engenheiro-opera-de-tim-rescala-em-homenagem-a-andre-reboucas-chega-aos-palcos-do-rio-de-janeiro-e-minas-gerais. Acesso em: 10 ago. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Coletivo Cine-Fórum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.