FUNÇÃO POÉTICA NO DESIGN DE PRODUÇÃO E NA DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

UM ESTUDO SOBRE A PALETA CROMÁTICA DA PRIMEIRA TEMPORADA DE TRUE DETECTIVE

Autores

Palavras-chave:

True Detective, Função poética, Design de produção, Direção de fotografia, Paleta cromática

Resumo

Na produção de uma obra audiovisual, diversas ferramentas são utilizadas para a criação do produto final. Este artigo analisa a aclamada primeira temporada da série estadunidense True Detective, exibida, em 2014, pelo canal HBO, com foco na paleta cromática elaborada pelo design de produção e pela direção de fotografia. A abordagem visa demonstrar como as imagens da série constituem um exemplo de função poética, conforme definida pelo linguista russo Roman Jakobson. Jakobson define a função poética como a ênfase na estrutura e na estética da mensagem, destacando não apenas o conteúdo, mas a forma como esse é apresentado. Na primeira temporada da série True Detective, essa função se manifesta através da meticulosa escolha das cores, texturas e composições visuais, que não só complementam a narrativa, mas também a enriquecem de maneira significativa. A reflexão argumenta que a dimensão visual da série, através de sua dessaturada paleta cromática, produz uma ambientação densa e rica, que amplifica e intensifica os elementos temáticos e formais da narrativa. As escolhas cromáticas são deliberadas para evocar emoções específicas e ressoar com os temas centrais da série, como a decadência moral. Além disso, a análise destaca como o design de produção e a direção de fotografia trabalham juntos para construir uma atmosfera que reflete e reforça os conflitos internos e externos dos personagens. Em suma, a análise da função poética na primeira temporada de True Detective revela como a série utiliza sua dimensão visual para enriquecer a narrativa, indo além do simples contar de uma história.

Biografia do Autor

Christian Pelegrini, UFJF

Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi orientado por Arlindo Machado. É formado em Radio e TV pela UNESP de Bauru, Especialista em Teorias e Técnicas de Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Mestre em História da Ciência pela PUC de São Paulo.

Mariana Lemos Schwartz, Universidade da Beira Interior

Doutoranda em Media Artes pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e mestra em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Linha de pesquisa: Cinema e Audiovisual - PPGACL, IAD/UFJF - Brasil). Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, bacharela em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Cinema e Audiovisual também pela UFJF. É especialista em Direção de Arte para Propaganda, TV e Vídeo pela Universidade Estácio de Sá. Há anos começou a se interessar e aprofundar seus estudos acerca da direção de arte cinematográfica. Apresenta interesse tanto pela área prática, como pela teórica. Possui filmes selecionados para festivais nacionais e internacionais, assim como artigos publicados em revistas acadêmicas. Foi bolseira de treinamento profissional no Cineclube Movimento - UFJF e professora de Artes Visuais, de Cinema e de Teatro no Colégio de Aplicação João XXIII (UFJF). Sua tese de doutoramento foi financiada pelo banco Santander Totta e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Trabalhou como produtora e formadora na XX Element Project Associação Cultural, atuando na organização de duas edições do Porto Femme Festival Internacional de Cinema, no projeto Cinamiza-te e no Shortcutz Aveiro.

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Publicado

27.12.2024

Como Citar

Pelegrini, C., & Schwartz, M. L. (2024). FUNÇÃO POÉTICA NO DESIGN DE PRODUÇÃO E NA DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA : UM ESTUDO SOBRE A PALETA CROMÁTICA DA PRIMEIRA TEMPORADA DE TRUE DETECTIVE. Revista Coletivo Cine-Fórum, 2(3), 85–103. Recuperado de https://revistacoletivocine.xyz/index.php/cineforum/article/view/51

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