HOMEM-ARANHA X RUROUNI KENSHIN
A VALORIZAÇÃO DA VIDA NA CULTURA POP DOS ESTADOS UNIDOS E DO JAPÃO DOS ANOS 1990
Palabras clave:
Homem-Aranha, Rurouni Kenshin, Vida, Cultura pop, Literatura ComparadaResumen
Ao longo do século XX, principalmente devido às consequências da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, o conceito de valorização da vida ganhou força ao redor do mundo. A partir disso, na década de 1990, duas produções das culturas pop estadunidense e japonesa destacaram-se enquanto materiais que têm a ideia de valorização da vida em foco: a série animada “Homem-Aranha” e o mangá seriado “Rurouni Kenshin”. Tendo-se isso em vista, partindo-se do escopo da literatura comparada, este artigo visou a compreender como esse conceito é apresentado em ambas as obras, para melhor compreender a cultura de Estados Unidos e Japão desse período. Para isso, foram traçadas comparações acerca de como a ideia de valorização da vida é desenvolvida nos arcos narrativos dos protagonistas dessas obras. Além disso, também se teve, por objetivo, identificar a função narrativa dessas histórias enquanto elemento de cultura pop, visto que essa pode ser analisada enquanto uma gramática social de seu tempo, podendo servir tanto para refletir a condição atual da sociedade quanto para moldar novas visões de mundo em massa. Quanto aos resultados, constatou-se que a estrutura de ambas as séries apresenta uma lógica de complementariedade da valorização do sentido da vida: os protagonistas, que inicialmente valorizavam apenas a vida de terceiros, passam a valorizar também a própria ao final de seus arcos narrativos. Também percebeu-se que os vínculos sociais e a capacidade de cooperação foram essenciais para que os protagonistas chegassem a essa conclusão, o que sugere uma essencialidade dos laços sociais para a valorização da própria vida na perspectiva dos autores e diretores. Quanto à função dessas obras enquanto elementos de cultura pop, expõe-se que ambas possuíram tanto uma função constitutiva e subversiva quanto uma função reflexiva das sociedades estadunidense e japonesa, servindo tanto para formação de opinião popular quanto para reflexo dos ideais já presentes nessas comunidades.
Citas
A NORTH CAROLINA HISTORY ONLINE RESOURCE (ANCHOR). The United States in the 1990s. Anchor [Internet], [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.ncpedia.org/anchor/united-states-1990s. Acesso em: 06 fev 2024.
ALMEIDA, Paulo Roberto de. As duas últimas décadas do século XX: fim do socialismo e retomada da globalização. In. História das relações internacionais contemporâneas. (Org) SARAIVA, José Flávio Sombra. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 253-316.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Washington, DC: American Psychiatric Publishing, 2013.
ARAGÃO, Octavio Carvalho. Cartum, do impresso à internet: narrativa sequencial e humor disjuntivo. Revista USP, São Paulo, n. 88, p. 112-121, dez-fev 2010-2011.
BAL, Mieke. Narratologia: introdução à teoria da narrativa. Florianópolis: Editora da UFSC, 2021.
BUZAN, Barry. America in space: the international relations of Star Trek and Battlestar Galactica. Millennium: Journal of International Studies, Londres, v. 39, n. 1, p. 175-180, 2010.
CARPENTER, Charli. Rethinking the political-science-fiction nexus. Perspectives on Politics, [s.l.], v. 14, n. 4, p. 53-69, mar 2016.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. 5ª ed. Rocco: Rio de Janeiro, 2000.
DANIEL, J. Furman III; MUSGRAVE, Paul. Synthetic experiences: how popular culture matters for images of international relations. International Studies Quarterly, Oxônia, v. 61, n. 3, p. 503-516, set 2017.
DOMINGUES-CASTRO, Mariana S.; TORRES, Albina R. Hikikomori: revisão sobre um grave fenômeno de isolamento social. Jornal Brasileiro de Psiquiatria [Internet], [s.l.], v. 68, n. 4, p. 264-272, 2018. Disponível em: www.scielo.br/j/jbpsiq/a/gxwxHsJFPDZnfKqfryYrMmL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 fev 2024. DOI: 10.1590/0047-2085000000214.
FOGAÇA, Vitor Hugo Bueno; PINTO, Márcia Helena Baldani; SILVA, Silmara Carneiro e. Reforma gerencial do Estado, terceiro setor e voluntariado: uma análise das ações do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da prevenção do suicídio no Brasil. REPATS, Brasília, v. 5, n. 1, p. 584-615, jan - jun 2018.
FURUYAMA, Gustavo. Mangá e a transmissão de cultura: o exemplo de Rurouni Kenshin. Dissertação (Mestrado em Letras) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008. 137 p.
GOTO-JONES, Cristopher. Japão moderno: uma breve introdução. 1ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2019.
GROSSMAN, Eloisa. A construção do conceito de adolescência no Ocidente. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 47-51, jul 2010.
GUIMARAES, Matheus Silveira. “A sentinela avançada da civilização contra a barbárie”: imperialismo, nacionalismo e o movimento sionista na formação do conflito palestino-israelense. Revista de Estudos Internacionais, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 135-153, 2010.
HENSHALL, Kenneth G. História do Japão. 2ª ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
HERYANTO, Ariel (Org.). Popular culture in Indonesia: fluid identities in post-authoritarian politics. Abingdon, Routledge, 2008.
JACKSON, Rosemary. Fantasy: the literature of subversion. Londres: Routledge, 1981.
MONTENEGRO, Manuel. Produção e acesso a fontes de informação para a psicologia em Portugal. Mudanças – Psicologia da Saúde, [s.l.], v. 17, n. 2, p. 123-129, 2009.
MOTTA, Fernando Claudio Prestes. Cultura e organizações no Brasil. Série Relatórios de Pesquisa Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, v. 15, p. 1-18, 1996.
OLESKER, Ronnie. Chaos is a ladder: a study of identity, norms and power transition in the Game of Thrones universe. BJPIR [Internet], [s.l.], v. 22, n. 1, p. 47-64, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1369148119885065. Acesso em: 02 fev 2024. DOI: 10.1177/1369148119885065.
ORLANDE, Arthur José Jaccoud Barreto. Estudo da curva de rendimentos como indicador de recessão econômica nos Estados Unidos. 2019. 48 p. Monografia (Bacharelado em Economia) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
PERONE, James E. The Album: a guide to pop music's most provocative, influential, and important creations. [s.l.]: ABC-CLIO, 2012.
PINHEIRO, Júnior; LEMOS, Anna Raquel. Grandes poderes trazem grandes identificações: O Espetacular Homem-Aranha e processos de identificação pessoal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Universidade Positivo, 2017. p. 1-15.
SPIDER-MAN: the animated series. Direção: Bob Richardson. Produção: Josh Semper. Roteiro: John Semper Jr. Marvel Entertainment Group; Marvel Films Animation; New World Pictures, 1994-1998. Série animada.
TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto Santoro. A comunidade científica, o Estado e as universidades, no atual estágio de desenvolvimento científico tecnológico. Sociologias, Porto Alegre, v. 3, n. 6, p. 30-50, jul-dez 2001.
WATSUKI, Nobuhiro. Rurouni Kenshin. 28 vols. São Paulo: Editora JBC, 2012-2015.
WEDEEN, Lisa. Conceptualizing culture: possibilities for political science. The American Political Science Review, v. 96, n. 4, p. 713-728, dez 2002.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Colectivo Cine-Fórum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
a. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.