NOTAS SOBRE A DIPLOMACIA CULTURAL NO COMPLEXO DE VALOR CINEMATOGRÁFICO EM TEMPOS HIPERMODERNOS
Palavras-chave:
cultura-mundo, diplomacia cultural, hipermodernidade, cultura-telaResumo
Diante do sistema multilateral e interconectado em que vivemos, encontramo-nos inseridos numa rede complexa que exige uma compreensão quase instantânea do nosso tempo presente e das suas transformações disruptivas. Neste contexto, o conceito de hipermodernidade, tal como articulado pelo pensador contemporâneo Gilles Lipovetsky, oferece uma visão valiosa. O trabalho de Lipovetsky fornece um quadro para examinar as mudanças radicais nas estruturas sociais e normas culturais, desafiando os preceitos tradicionais da modernidade. A sua exploração da hipermodernidade destaca a aceleração das mudanças sociais e a influência generalizada do consumismo e do individualismo, levando a uma redefinição da cultura. Esta redefinição, segundo Lipovetsky, dá origem a uma "cultura-mundo", um conceito que sublinha a globalização das formas e práticas culturais. Este artigo procura cruzar o conceito de cultura-mundo com as definições e práticas em evolução da diplomacia cultural. Ao examinar os paradoxos inerentes à diplomacia cultural atual, a discussão baseia-se no tema recorrente de Lipovetsky da lógica do pêndulo, em que a diplomacia cultural oscila entre a promoção da identidade nacional e a adoção de intercâmbios culturais globais. A análise investiga a forma como a diplomacia cultural navega por estes dois imperativos, explorando as tensões e sinergias que surgem neste processo dinâmico. Além disso, o artigo centra-se nas reflexões de Lipovetsky sobre o mercado cinematográfico, utilizando a sua perspetiva para analisar o papel da diplomacia cultural na indústria cinematográfica global. Esta análise reflecte sobre as acções práticas das instituições de diplomacia cultural, avaliando a sua influência na criação e disseminação de produtos culturais. Ao fazê-lo, o artigo tem como objetivo rever criticamente o termo "diplomacia cultural" e a sua relevância num mundo cada vez mais hipermoderno, oferecendo uma visão sobre a forma como estas instituições se podem adaptar aos desafios da nossa paisagem cultural contemporânea.
Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CUMMINGS, Milton C. Series Title: Cultural Diplomacy Research Series. Edition: Resource URL: ISBN/ISSN: Pages: 15 pages. Date of Publication: June 26, 2009.
GONÇALVES, Maurício R. Cinema e identidade nacional no Brasil 1898 – 1969. São Paulo: LCTE Editora, 2011.
HAIGH, A. Cultural Diplomacy in Europe. New York: Manhattan Publishing Co. 1974
HALL, Stuart. Identidades Culturais na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997.
INNIS, Harold A. O viés da comunicação. Tradução e notas de Luiz C. Martino Petrópolis: RJ Vozes, 2011.
INSTITUTE FOR CULTURAL DIPLOMACY. ICD Cultural Diplomacy Outlook. Berlin: Institute for Cultural Diplomacy Publications, 2011. Disponível em: <http://www.cd n.org/index.php?en_cd- outlook-2011_content> Acesso em: 02 de novembro de 2020.
IORIS, Rafael R. A Globalização cultural e os desafios para uma governança global democrática. Mural Internacional. Rio de Janeiro, ano I, n.1, p. 33-39, jan./jun 2010. Disponível em:< http://www.ppgri.uerj.br/pdf/Mural_internacional. pdf. Acesso em: 03 Nov 2020.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A Tela Global: mídias e cinema na era hipermoderna. Tradução de Paulo Neves. 1º ed. Porto Alegre: Sulina, 2009
LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A cultura-mundo, respostas a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os Tempos Hipermodernos. Trad. Luís Filipe Sarmento. Lisboa: Edições 70, 2015.
LIPOVETSKY. G. & SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MCKAY, A. Screening Global Politics: Visual Culture an International Relations. 2013 [Fonte eletrónica] Disponivel em <http://www.e-ir.info/2013/10/15/screening-global-politics-visual- culture-and-international-relations/>. Acesso em: 01 de novembro de 2020.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Tradução: Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RIBEIRO, Edgard Telles. Diplomacia Cultural: seu papel na política externa brasileira. Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2011.
SCHNEIDER, C. Cultural Diplomacy: Hard to Define but You'd Know It if You Saw It. In The Brown Journal of World Affairs, 2006.
STEGER, M. Globalization. A very short introduction. Oxford University Press, New York, 2003.
TURNER, Graeme. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG: 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Coletivo Cine-Fórum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.