EISENSTEIN - A ARTE, A HISTÓRIA, O BRASIL

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME O ENCOURAÇADO POTEMKIN

Autores/as

Resumen

Esta resenha examina o trabalho do cineasta soviético Sergei Eisenstein, O Encouraçado Potemkin (1925), que é considerado uma das melhores produções cinematográficas da história. A análise aborda alguns aspectos  inovadores criados por Eisenstein, que revolucionaram a linguagem cinematográfica ao usar o poder das imagens para criar narrativas políticas e despertar emoções. O texto também fala sobre os efeitos de O Encouraçado Potemkin no Brasil, onde o filme teve um efeito de empatia com a nossa própria história. Eisenstein criou uma obra que permanece relevante para a compreensão do papel do cinema na representação e no debate sobre a revolução e a luta ao unir arte e história.

Biografía del autor/a

Bruno Soares Tavares Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Direito e Política Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2024), possui graduação em Letras - Português pelo Centro Universitário Claretiano (2020), onde realizou cursos de extensão universitária de Filosofia e Cinema (2020), Teoria e Crítica de Cinema (2020) e Cinema e Formação da Consciência Ambiental (2019). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Cidade (2009), especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade Internacional Signorelli (2019). Atualmente é Servidor Público Federal, Assistente em Administração da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Citas

ANDREW, J. D. As principais teorias do cinema: uma introdução. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

HAAG, Carlos. O almirante negro e seu encouraçado prateado. c2009. Página inicial. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2009/12/01/o-almirante-negro-e-seu-encouracado-prateado-3/ >. Acesso em: 10 de abril de 2024.

KANT, Immnuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valério Rohden e Antônio Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

LAPERA, Pedro Vinicius Asterito. O encouraçado Potemkin, Outubro e a Revolução russa: usos da história no processo criativo de Sergei Eisenstein. 2017. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu34_pp98-112.pdf>. Acesso em: 9 de abril de 2024.

ROLAND, Maria Inês. A revolta da Chibata: (Rio de Janeiro, 1910). Saraiva, 2000.

WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. Texto em português de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Ediouro, 1974.

XAVIER, Ismail. Sétima arte: um culto moderno, o idealismo estético e o cinema. São

Paulo: Editora Perspectiva, 1978.

Publicado

2024-12-27

Cómo citar

Silva, B. S. T. (2024). EISENSTEIN - A ARTE, A HISTÓRIA, O BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME O ENCOURAÇADO POTEMKIN. Revista Colectivo Cine-Fórum, 2(3), 235–240. Recuperado a partir de https://revistacoletivocine.xyz/index.php/cineforum/article/view/52

Número

Sección

Resenha

Artículos más leídos del mismo autor/a