AS CONSTRUÇÕES DE SENTIDO EM MANIFESTAÇÕES POPULARES NO CONTEXTO PANDÊMICO
Palabras clave:
Análise do Discurso, Pandemia, Acontecimento discursivo, CartazResumen
Desde maio de 2021, no Brasil, estão ocorrendo manifestações populares ligadas ao momento histórico da pandemia de Covid-19, cujo cenário envolve uma série de crises: sanitária, política, econômica e midiática. Tendo ciência da importância de se abordar tais temas, e levando em conta sua atualidade, é que nasce este trabalho. Considerando que as manifestações são ambientes onde ocorre uma alta produção, circulação e ressignificação de discursos, eles serão pensados aqui enquanto acontecimentos históricos e consequentemente discursivos, pela ótica da Análise do Discurso de linha francesa. Buscamos interpretar as construções de sentido desses acontecimentos por meio da análise descritiva e explicativa dos cartazes empunhados pelos manifestantes. O corpus da pesquisa é composto por fotos dos cartazes, coletadas nas redes sociais. Além de serem tomados como acontecimentos discursivos, os cartazes são abordados enquanto gêneros do discurso, o que nos permite descrever as cenas enunciativas (englobante, genérica e cenografia), as condições de produção, os interdiscursos e a memória discursiva atualizados no corpus, visto que, dentre os cartazes selecionados, a maioria faz referência a outros episódios da história do país e do mundo. Desse modo, por meio das cenas envolvidas na enunciação dos cartazes, a memória de outros acontecimentos e discursos ressurge a partir da amálgama entre a pandemia de Covid-19 e episódios bíblicos, o ataque a Hiroshima, genocídios, representações midiáticas, entre outros. Esses efeitos de sentido são veiculados pelas cenografias inéditas dos cartazes, a exemplo de poema e placa de sinalização. Enquanto acontecimento discursivo, temos as condições de produção da pandemia como determinantes para as (re)construções de sentido nas manifestações de rua.
Citas
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. 3. ed. atual. São Paulo: Contexto, 2020. 555 p.
FARISEU. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2019. Disponível em: https://www.dicio.com.br/fariseu/. Acesso em: 19/09/2021.
GENOCIDA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2019. Disponível em: https://www.dicio.com.br/genocida/ Acesso em: 19/09/2021
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. 2. ed. atual. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 183 p.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução: Sírio Possenti. 1. ed. atual. São Paulo: Parábola Editorial, 2021a.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. 2. ed. atual. São Paulo: Parábola Editorial, 2021b. 184 p.
NOVAES, Tatiani Daiana de. Enunciado dos cartazes das manifestações de junho de 2013: uma forma carnavalesca de contar a história do Brasil. 1. ed. João Pessoa - PB: IFPB, 2019.
RASSI, Amanda P. Do acontecimento histórico ao acontecimento discursivo: uma análise da “Marcha das Vadias”. Revista de História da UEG, Goiânia, v.1, n.1 p. 43-63, 2012.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Trad. e Introd. de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5 ed. Tradução: Eni Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 2008.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Iasmin dos Santos Silva, Aline Saddi Chaves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
a. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.