A POÉTICA DO ANTI-HERÓI SUTIL
UMA ANÁLISE DOS PERSONAGENS DE SUCCESSION
Keywords:
Complexidade narrativa, Personagem, SuccessionAbstract
O artigo analisa alguns aspectos da poética dos personagens complexos e anti-heróis no contexto da complexidade narrativa, elaborado por Jason Mittell (Mittell, 2015) em seu livro Complex TV: The Poetics of Contemporary Television Storytelling. Uma das características da complexidade narrativa é a exploração de temas e personagens complexos, permitindo uma gama maior de representação de personagens desagradáveis ou mesmo anti-heroicos, figuras antes relegadas a papéis secundários na narrativa seriada tradicional. O anti-herói, ao contrário do herói clássico, é o protagonista que apresenta ambiguidade moral, podendo recorrer a comportamentos repreensíveis ou mesmo à criminalidade para alcançar seus objetivos, sejam eles nobres (seguindo a lógica de que os fins justificam os meios) ou egoístas. Nosso foco neste trabalho está no subtipo do anti-herói que chamamos de anti-herói sutil. Ao contrário do anti-herói extremo (Liddy-Judge, 2013), caracterizado por um desvio moral pronunciado e criminalidade, o anti-herói sutil representa mais um obstáculo na própria jornada e no seu círculo social mais íntimo, tendo como exemplos os protagonistas de algumas comédias como Fleabag, It’s Always Sunny in Philadelphia e Girls. Tomamos a série de dramédia Succession como estudo de caso e investigamos o conjunto de estratégias narrativas que a série empreende na construção de seus personagens complexos: o hibridismo de gênero, combinando os gêneros dramático e satírico; a adoção do modo de representação observacional característico de alguns documentários e de sua paródia, o mocumentário; e a estratégia da moralidade relativa observada por Mittell (2015). A combinação dessas estratégias proporciona a Succession uma trama sofisticada populada de personagens complexos.
References
ATTARDO, Salvatore, ed. Encyclopedia of humor studies. Sage Publications, 2014.
CAMUS, Albert. O estrangeiro. Editora Record, 2019.
DUNLEAVY, Trisha. Complex serial drama and multiplatform television. Routledge, 2017.
HARGRAVES, Hunter. Uncomfortable Television. Duke University Press, 2022.
HBO. The Roast of Kendall Roy. YouTube, 2023. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qOXxbUfHQk8> Acessado em: 10 fev. 2024.
LIDDY-JUDGE, Chloe. The Television Anti-Hero. 2013. 82p. Media & Communications-Mary Immaculate College, Limerick, Ireland.
MARTIN, Brett. Difficult men: Behind the scenes of a creative revolution. Penguin, 2014.
MILLS, Brett. Comedy verite: contemporary sitcom form. Screen 45.1, 2004, 63-78.
MITTELL, Jason. Complex TV: The poetics of contemporary television storytelling. NYU Press, 2015.
NiICHOLS, Bill. Representing reality: Issues and concepts in documentary, 1991.
PELEGRINI, Christian. Aspectos do personagem no audiovisual: uma abordagem pela narratologia transmidiática. In: MUANNIS, Felipe & PELEGRINI, Christian H. (org) Perspectivas do audiovisual contemporâneo: urgências, conteúdos e espaços. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. p. 137-152. Disponível em: www2.ufjf.br/editora/wp-content/uploads/sites/113/2021/06/PERSPECTIVAS-DO-AUDIOVISUAL-CONTEMPORÂNEO.pdf
REYNOLDS, Jack. Existencialismo. Editora Vozes Limitada, 2012.
RICKY GERVAIS on England vs. America. Vídeo: 2min48s. Publicado pelo canal Big Think. 23 abril 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fpJrmI_yc4A. Acesso em 21 fev. 2024.
SMITH, Anthony N. Storytelling industries: narrative production in the 21st century. Springer, 2018.
SUCCESSION [Seriado]. Criação: Jesse Armstrong. Estados Unidos: HBO, 2018. Disponível em: HBO Max.
THOMPSON, Ethan. Comedy verité? The observational documentary meets the televisual sitcom. The Velvet Light Trap 60.1, 2007, 63-72.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cine-Forum Collective Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to enter into additional, separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.