DO POPULAR AO MASSIVO
UM ESTUDO SOBRE AS ADAPTAÇÕES DE GABRIELA, CRAVO E CANELA PARA AS TELENOVELAS DA REDE GLOBO
Keywords:
Adaptação, Gabriela, Telenovela, Gênero, Matrizes CulturaisAbstract
A adaptação tornou-se um padrão criativo na produção midiática contemporânea. Essa prática envolve intertextualidade, mudança de contexto de realização e, muitas vezes, de mídia, intermidialidade, na qual se associam materialidades e sensorialidades distintas, com reconfiguração dos procedimentos de feitura e de recepção. Neste artigo, evidencia-se a relação entre a literatura popular e as mídias televisivas, especificamente o gênero telenovela. Esse produto televisivo – assim como as radionovelas- tem em sua gênese traços pertencentes ao folhetim e ao melodrama. Para tanto, analisam-se as características folhetinescas e os temas melodramáticos presentes nas telenovelas decorrentes das atualizações de gênero, evidenciando as marcas do popular que interpela o receptor a partir do massivo na transposição do romance Gabriela, cravo e canela (1958), de Jorge Amado, para os produtos culturais Gabriela realizados pela Rede Globo (1975, 2012). Na retomada do romance pelos audiovisuais midiáticos, verifica-se sobre quais perspectivas esses traços atuam como elementos que trazem em si reminiscências do romance adaptado, mas também podem ser entendidos como aspectos que atualizam os textos derivados que conciliam em si matrizes curriculares e outras lógicas de produção. Constatou-se que a presença das matrizes culturais populares na composição do massivo apontam que o gênero, entendido como um conceito que atravessa tanto as condições de produção como as de consumo de uma obra, constitui-se em dispositivo para se compreender o quanto do popular está presente nos produtos culturais televisivos, ressaltando que nos objetos estudados há a presença de ampliação de personagens e tramas, característica advinda do folhetim e a luta do bem contra o mal, tema presente nos melodramas.
References
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. São Paulo: Companhia das Letras, 2012
GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução de L. Guimarães e M. A. R. Coutinho. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
GOMES, M. Aspectos temáticos do mundo das telenovelas: o que fica dentro e fora do que é narrado pelo gênero. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281848920. Acesso em: 18 nov 2021.
JENSEN, K. B. La comunicación em contextos. In: JENSEN, K. B. La comunicación y los médios. Mexico: Fondo de Cultrua Económica, 2014.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2000.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de R. Polito e S. Alcides. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de Cartógrafo: Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. Tradução de F. González. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MEYER, M. Folhetim. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
RAJEWSKY, I. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas sobre intermidialidade. In: DINIZ, T.; VIEIRA, A. (org.). Intermidialidade e EstudosInterartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Roma Editora, 2012. P. 51-74.
OBRAS AUDIOVISUAIS
CARRASCO, Walcyr. Gabriela. Rede Globo de Televisão, 2012.
DURST, George Walter. Gabriela. Rede Globo de Televisão, 1975.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cine-Forum Collective Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to enter into additional, separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.