VERTICALIDADE CANIBAL, OU QUANDO MARINA DE VAN ENCONTROU COM MAYA DEREN EM “DANS MA PEAU” (2002)
— POESIA, CARNE E SANGUE
Palavras-chave:
Cinema de Poesia, Cinema Vertical, Dans ma Peau, Maya Deren, Marina de VanResumo
O presente ensaio estabelece uma conversa entre o Cinema Vertical, braço este do Cinema de Poesia que foi desenvolvido por Maya Deren durante seus anos de carreira, e o filme “Dans ma Peau” / “In my Skin”, dirigido, roteirizado e performado por Marina de Van em 2002. O artigo conta com uma análise fílmica imanente, não se importando com os aspectos estruturais da obra. Em tese, o texto se preocupa com o seguinte quadro: Os sentidos, signos e sentimentos postos no filme o dirigem ao Cinema de Poesia de Deren?
Referências
DANS MA PEAU. Direção: Marina de Van. Produção: Laurence Farenc. Roteiro: Marina de Van. FRANÇA: 2009. (93 min), son., color.
FERRO, Fernanda Ianoski. A realidade criativa nas obras da cineasta Maya Deren [livro eletrônico] / Fernanda Ianoski Ferro. - 1. ed. - Araraquara, SP: Letraria, 2023.
PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo hereje. 1. ed .Trad. Miguel S. Pereira. Lisboa: Assírio & Alvim, 1982.
Poetry and the Film: A Symposium. Willard Maas Film Culture, n. 29, p. 55-63, 1963. Disponível em: https://www.ubu.com/papers/poetry_film_symposium.html.
XAVIER, Ismail. O cinema moderno segundo Pasolini. Italianística, São Paulo, ano 1, n. 1, p. 101 - 109, 1993.
ŽIŽEK, Slavoj. Lacrimae Rerum: Ensaios sobre o cinema moderno. 1. ed. São Paulo: Boitempo. 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Coletivo Cine-Fórum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.