DILMA ROUSSEFF E O DOCUMENTÁRIO COMO DEPOSIÇÃO

NARRATIVA E ESTÉTICA EM DOZE FILMES SOBRE A MESMA SENTENÇA

Autores

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Cinema documentário, Documentário brasileiro contemporâneo, Dilma Rousseff, Golpe de Estado.

Resumo

Ao longo do século XX, principalmente devido às consequências da Primeira e da Segunda Guerra O objetivo deste artigo é discutir os procedimentos narrativos e estéticos do documentário tomando como base os filmes sobre a deposição de Dilma Rousseff da presidência da república em 2016. A escolha deste corpus se justifica pelo impeachment da primeira mulher presidenta do Brasil ter gerado um fenômeno inaudito na história de nosso cinema: nunca tantos filmes foram realizados sobre o mesmo tema em um período tão curto. Por meio da análise fílmica e da revisão bibliográfica, buscamos compreender como essas obras se aproximam e diferenciam entre si e o que isso pode afirmar sobre o cinema documentário contemporâneo. Ao longo do artigo, abordamos os principais fatores que explicam esta profusão (como o desejo de contribuir para a percepção e a narrativa dos acontecimentos) e algumas de suas consequências éticas e estéticas (como o pouco espaço ocupado pelas pessoas de outros espectros políticos no interior dessas obras).

Biografia do Autor

Daniel Velasco Leão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor, pesquisador, editor, cineasta e artista visual. Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2013) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina com período sanduíche na New York University (2020). Entre 2016 e 2018, atuou como professor do curso de Cinema do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2023, foi professor de Direção de Fotografia na Universidade do Vale do Itajaí e de Legislação Cultural no curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é Pós-Doutorando em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.

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FILMOGRAFIA

ALVORADA. Direção: Anna Muylaert, Lô Politi. Brasil: Globo Filmes, 2021. Filme (74 min).

BRASIL, O GRANDE SALTO PARA TRÁS. Direção: Mathilde Bonnassieux, Frédérique Zingaro. França: ARTE France, 2016. Filme (52 min).

DEMOCRACIA EM VERTIGEM. Direção: Petra Costa. Brasil: Netflix, 2019. Filme (121 min).

ESQUERDA EM TRANSE. Direção: Renato Tapajós. Brasil: Appian Way Productions, 2019. Filme (84 min).

EXCELENTÍSSIMO. Direção: Douglas Duarte. Brasil: Pagu Pictures, 2018. Filme (152 min).

FILME MANIFESTO - O GOLPE DE ESTADO. Direção: Paula Fabiana. Brasil: Canal Brasil, 2016. Filme (72 min).

GOLPE. Direção: Guilherme Castro, Luiz Alberto Cassol. Brasil: Sofá Verde Filmes, 2018. Filme (77 min).

JÁ VIMOS ESSE FILME. Direção: Boca Migotto. Brasil: TVE-RS, 2018. Filme (84 min).

MISÈRE AU BORINAGE. Direção: Henri Storck, Joris Ivens. Bélgica: CINECO, 1934. Filme (36 min).

NANOOK OF THE NORTH. Direção: Robert Flaherty. EUA: Revillon Frères, 1922. Filme (79 min).

NÃO VAI TER GOLPE! Direção: Fred Rauh, Alexandre Santos. Brasil: Cinegnose, 2019. Filme (70 min).

O PROCESSO. Direção: Maria Augusta Ramos. Brasil: Vitrine Filmes, 2018. Filme (137 min).

O MURO. Direção: Lula Buarque de Holanda. Brasil: Canal Brasil, 2017. Filme (85 min).

O MÊS QUE NÃO TERMINOU. Direção: Francisco Bosco, Raul Mourão. Brasil: GloboNews, 2019. Filme (82 min).

TCHAU, QUERIDA. Direção: Gustavo Aranda. Brasil: CineArte, 2019. Filme (90 min).

TERRA EM TRANSE. Direção: Glauber Rocha. Brasil: Mapa Filmes do Brasil, 1967. Filme (106 min).

UM DOMINGO DE 53 HORAS. Direção: Cristiano Vieira. Brasil: TV Cultura, 2017. Filme (72 min).

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Publicado

27.12.2024

Como Citar

Leão, D. V. (2024). DILMA ROUSSEFF E O DOCUMENTÁRIO COMO DEPOSIÇÃO: NARRATIVA E ESTÉTICA EM DOZE FILMES SOBRE A MESMA SENTENÇA. Revista Coletivo Cine-Fórum, 2(3), 30–53. Recuperado de https://revistacoletivocine.xyz/index.php/cineforum/article/view/44

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