CONFLUÊNCIAS ENTRE MEMÓRIA E IDENTIDADE EM GRAIN OF WHEAT, DE NG NGŨGĨ WA THIONG’O
Palavras-chave:
Memória e identidade, Literatura e História, Literaturas AfricanasResumo
Este ensaio, resultado de uma disciplina cursada no primeiro semestre do ano de 2022, em um programa de pós-graduação em Letras da Universidade de São Paulo, visa reciclar os debates suscitados em aulas voltadas para o explorar da representação da memória e da história na literatura. Com o objetivo de analisar a obra A Grain Of Wheat, do escritor queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, e à luz da contribuição do campo reflexivo “literatura e história”, este texto parte de uma abordagem crítico-analítica para interpretar a representação da relação entre memória e identidade no texto literário. À guisa de explanação, este ensaio encontra-se organizado da seguinte maneira: 1) a relevância da literatura para se pensar o meio social, histórico e cultural; 2) a apresentação do texto A Grain Of Wheat, descortinando ao leitor suas características e chamamentos; 3) uma discussão que aproxima os conceitos de memória e identidade, articulando, para isso, trechos do romance com as contribuições de teóricos como Candau (2019), sobre memória e identidade, Mendes (2012), Hall (1990) e Gilroy (1997), sobre as identidades e suas dinâmicas e Aleida Assman (2006; 2011) sobre “o significado que as recordações têm no processo de construção das identidades”; por fim, as considerações finais, pontuando que a discussão sobre memória e identidade a partir de textos literários se revela um caminho promissor, visto que a ficção supera as definições formais e apresenta novas formas de se encarar uma realidade e sobre ela projetar e criar uma memória e uma identidade.
Referências
ARISTÓTELES, Poética. Tradução e notas de Anna Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
ASHCROFT, Bill; GRIFFITHS, Gareth. Helen Tiffin. Key Concepts in Post-Colonial Studies, 2007.
ASSMAN, Aleida. Memory, Individual and Collective. In: Goodin, Robert E. & Charles Tilly (eds.) Oxford: Oxford University Press, 2006.
______. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Tradução de Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2019.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CUTI, Luiz Silva. Literatura Negro Brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.
GIKANDI, Simon. Introdução. In: THIONG’O, Ngugi. Um Grão de Trigo. Alfaguara, Rio de janeiro, 2008, p. 5-12.
GILROY, Paul. Diaspora and the detours of identity. In: WOODWARD, K. (org). Identity and difference. Londres: Sage, 1997, pp. 229-346.
HALL, Stuart. Cultural identity and diaspora. In: RUTHERFORD, F. (org). Identity, community, culture, difference. Londres: Lawrence and Wishart, 1990, pp. 222-237.
______. The question of cultural identity. In: HALL, S. HELD, D. MCGREW (orgs). Modernity and its futures. Cambridge e Milton Keynes: Polity Press em associação com an Open University, 1992, pp. 273-325.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O mundo como texto: leituras da História e da Literatura. Revista História da Educação, v. 7, n. 14, p. 31-45, 2003.
RUI, Manuel. Eu e o Outro: o Invasor (ou em três poucas linhas uma maneira de pensar o texto). In MEDINA, Cremilda. Sonha, Mamana África. São Paulo: Epopeia, 1987, p. 353-355.
THIONG'O, Ngugi wa. A Grain of Wheat. Penguin, 2012.
VIEIRA, Miguel Heitor Braga. Um elogio da literatura. Palimpsesto, Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 admin admin; Iuri da Silva Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.